Tudo que precisa saber sobre as intolerâncias alimentares.
Chamamos de intolerância alimentar a resposta do aparelho digestivo a um alimento ou bebida que o organismo não é capaz de quebrar....
Leia maisPara falarmos de intolerância histamínica, primeiro precisamos compreender o que é a histamina, certo?
A histamina é basicamente um regulador de inflamação, produzido pelo organismo em situações de estresse elevado ou reações alérgicas. Sua função principal é destruir substâncias estranhas que entram no corpo, protegendo-nos contra vírus, bactérias, fungos e parasitas.
Também, ela atua na regulação da função fisiológica do intestino, na contração muscular e regulação do ácido gástrico, agindo ainda como um neurotransmissor nas funções neurológicas.
Alguns alimentos são ricos nessa substância, enquanto outros funcionam como "gatilhos", estimulando a secreção de histamina pelas células do corpo.
Na hipótese do indivíduo não produzir suficientemente a enzima que a destrói e metaboliza, a diaminoxidase (DAO), esta pode acabar se acumulando no organismo, fazendo com que seus níveis permaneçam constantemente elevados.
Como consequência, diversos sintomas são desencadeados, como: vermelhidão, urticária, dor de cabeça, sensação de calor, enxaqueca, corrimento nasal, inchaço da mucosa nasal, dificuldades respiratórias, asma brônquica, inchaço, diarreia, náusea/ vômito, dor abdominal, queda da pressão arterial, palpitações, arritmia cardíaca, taquicardia e muitas outras manifestações.
Sendo assim, se você apresenta queixas alérgicas com frequência, pode ser que a sua alimentação esteja por trás disso. Procure um especialista e se informe a respeito.
Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?