preloader

Blog

Já ouviu falar em intolerância histamínica?

Já ouviu falar em intolerância histamínica?

Para falarmos de intolerância histamínica, primeiro precisamos compreender o que é a histamina, certo?

A histamina é basicamente um regulador de inflamação, produzido pelo organismo em situações de estresse elevado ou reações alérgicas. Sua função principal é destruir substâncias estranhas que entram no corpo, protegendo-nos contra vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Também, ela atua na regulação da função fisiológica do intestino, na contração muscular e regulação do ácido gástrico, agindo ainda como um neurotransmissor nas funções neurológicas.

Alguns alimentos são ricos nessa substância, enquanto outros funcionam como "gatilhos", estimulando a secreção de histamina pelas células do corpo.

Na hipótese do indivíduo não produzir suficientemente a enzima que a destrói e metaboliza, a diaminoxidase (DAO), esta pode acabar se acumulando no organismo, fazendo com que seus níveis permaneçam constantemente elevados.

Como consequência, diversos sintomas são desencadeados, como: vermelhidão, urticária, dor de cabeça, sensação de calor, enxaqueca, corrimento nasal, inchaço da mucosa nasal, dificuldades respiratórias, asma brônquica, inchaço, diarreia, náusea/ vômito, dor abdominal, queda da pressão arterial, palpitações, arritmia cardíaca, taquicardia e muitas outras manifestações.

Sendo assim, se você apresenta queixas alérgicas com frequência, pode ser que a sua alimentação esteja por trás disso. Procure um especialista e se informe a respeito.

Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?

Entre em contato conosco clicando aqui

Dra Thalita Gomes
Autor

Dra Thalita Gomes

Categoria

Intolerâncias alimentares

Compartilhe
Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat