Em quais casos a Endoscopia Digestiva Alta é indicada?
Ainda que a Endoscopia esteja majoritariamente associada à investigação de determinadas patologias, é importante reconhecer que este...
Leia maisA Endoscopia Digestiva é um exame que permite a visualização do trato gastrointestinal (esôfago, estômago e duodeno), permitindo a identificação de lesões pré-malignas e de inflamações que estejam afetando as estruturas intestinais.
Com duração entre 10 a 20 minutos, este procedimento é totalmente seguro. Inicialmente, a sedação do paciente é realizada para prevenir possíveis desconfortos e reduzir os riscos de complicações.
Após esta etapa, um tubo fino com uma videocâmara em sua extremidade é introduzido pela via oral do paciente e será guiado pela garganta até o canal digestivo, onde o profissional poderá avaliar o estado das mucosas.
É importante lembrar que a endoscopia possui diversas funcionalidades, seja auxiliando no diagnóstico de patologias intestinais ou na realização de procedimentos (ex: biópsias, remoção de corpos estranhos, entre outros). Tudo dependerá de acordo com o caso clínico.
No pós-procedimento, é comum que o paciente enfrente problemas de deglutição (engolir) ou problemas de pigarro na garganta, ambos problemas provocados pelo uso dos analgésicos. Estes desconfortos são apenas momentâneos e desaparecem com o devido repouso.
E, por conta dos efeitos das medicações, é obrigatória a presença de um acompanhante para levar o paciente de volta para casa. O retorno às atividades rotineiras, por sua vez, deve ocorrer apenas no dia seguinte ao exame.
Texto escrito por Dra Thalita Gomes - Gastroenterologia, Cirurgia e especialista em Endoscopia.
Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?