Endoscopia: por que realizar este exame é tão importante?
A Endoscopia Digestiva é um exame que permite a visualização do trato gastrointestinal (esôfago, estômago e duodeno), permitindo a...
Leia maisAo longo da gestação, é comum que diversas dúvidas a respeito dos exames sejam formuladas, especialmente aqueles que envolvem a necessidade de sedação, anestesia ou a utilização de determinados medicamentos.
A Endoscopia, por exemplo, é apenas um dos principais procedimentos que causam questionamentos em diversas gestantes. Afinal, será mesmo que o desenvolvimento do feto ou a saúde da mãe podem ser afetados por conta deste exame tão simples?
De acordo com especialistas, a recomendação é que a endoscopia seja adiada no início da gravidez (pelo menos até o segundo trimestre), levando-se em conta que os sedativos podem provocar diversas complicações ao desenvolvimento fetal.
Caso não seja possível evitar a realização do exame (casos sintomas que necessitam de atenção se manifestem, como dores abdominais, vômitos frequentes ou sangramentos gastrointestinais), a paciente deve seguir todas as orientações do jejum à risca.
Desde que todas as orientações sejam cumpridas em conjunto com a administração correta dos sedativos, os riscos são menores. Em caso de desconfortos durante o exame, é fundamental que a paciente notifique o médico imediatamente.
Texto escrito por Dra Thalita Gomes - Gastroenterologia, Cirurgia e especialista em Endoscopia.
Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?