preloader

Blog

A endoscopia oferece riscos para pacientes gestantes?

A endoscopia oferece riscos para pacientes gestantes?

Ao longo da gestação, é comum que diversas dúvidas a respeito dos exames sejam formuladas, especialmente aqueles que envolvem a necessidade de sedação, anestesia ou a utilização de determinados medicamentos.

A Endoscopia, por exemplo, é apenas um dos principais procedimentos que causam questionamentos em diversas gestantes. Afinal, será mesmo que o desenvolvimento do feto ou a saúde da mãe podem ser afetados por conta deste exame tão simples?

De acordo com especialistas, a recomendação é que a endoscopia seja adiada no início da gravidez (pelo menos até o segundo trimestre), levando-se em conta que os sedativos podem provocar diversas complicações ao desenvolvimento fetal.

Caso não seja possível evitar a realização do exame (casos sintomas que necessitam de atenção se manifestem, como dores abdominais, vômitos frequentes ou sangramentos gastrointestinais), a paciente deve seguir todas as orientações do jejum à risca.

Desde que todas as orientações sejam cumpridas em conjunto com a administração correta dos sedativos, os riscos são menores. Em caso de desconfortos durante o exame, é fundamental que a paciente notifique o médico imediatamente.

Texto escrito por Dra Thalita Gomes - Gastroenterologia, Cirurgia e especialista em Endoscopia.

Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?

Entre em contato conosco clicando aqui

Dra Thalita Gomes
Autor

Dra Thalita Gomes

Categoria

Endoscopia

Compartilhe
Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat