Endoscopia: por que realizar este exame é tão importante?
A Endoscopia Digestiva é um exame que permite a visualização do trato gastrointestinal (esôfago, estômago e duodeno), permitindo a...
Leia mais
Ainda que a Endoscopia esteja majoritariamente associada à investigação de determinadas patologias, é importante reconhecer que este exame possui várias outras funcionalidades para promover qualidade de vida ao paciente!
Este procedimento pode ser indicado a diversas situações. Confira abaixo as principais funções oferecidas pela endoscopia:
• Diagnóstica — Indicado para investigar as causas de determinados sintomas gastrointestinais (queimação, vômitos, engasgos, náuseas e vômitos, tremores, diarreia e sangue nas fezes, dificuldades para engolir ou engasgos frequentes, entre outros);
• Terapêutica — Permite a injeção endoscópica de medicamentos para promover o controle de hemorragias digestivas; provocar a dilatação (em caso de estreitamentos) do esôfago, duodeno e das anastomoses; retirar corpos estranhos e lesões malignas; eliminar pólipos, entre outros.
• Complementar a Ecoendoscopia (Ultrassonografia Endoscópica) — Garante uma visualização completa do trato gastrointestinal, como esôgado, estômago, duodeno, e outros órgãos presentes nesta região (pâncreas, vesícula biliar, entre outros).
Quanto à frequência deste exame, por sua vez, deve ser avaliada de acordo com o profissional adequado.
No caso de pacientes acima de 50 anos, a endoscopia deve ser realizada regularmente como uma forma de prevenção ou detecção precoce de cânceres gastrointestinais. Em caso de histórico familiar de pólipo neoplásico ou tumores, o exame deve ser realizado antes desta idade por conta da alta incidência.
Texto escrito por Dra Thalita Gomes - Gastroenterologia, Cirurgia e especialista em Endoscopia.
Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?