preloader

Blog

Você sabia que a esteatose hepática pode virar cirrose?

Você sabia que a esteatose hepática pode virar cirrose?

A esteatose hepática, conhecida como gordura no fígado, pode evoluir para cirrose em casos mais graves, colocando em risco o bem-estar e a saúde do paciente.

Vamos entender como isso acontece? Confira a seguir…

1. Acúmulo de gordura: A esteatose hepática começa com o acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado, geralmente devido a hábitos alimentares inadequados e sedentarismo.

2. Inflamação e danos: O acúmulo de gordura pode causar inflamação no fígado, levando a danos e lesões nas células, comprometendo suas funções.

3. Formação de cicatrizes: A inflamação a longo prazo pode levar à formação de tecido cicatricial no fígado, chamado de fibrose hepática, prejudicando ainda mais o funcionamento do órgão.

4. Progressão para cirrose: Se não tratada, a fibrose hepática pode evoluir para cirrose, uma condição em que o fígado sofre danos irreversíveis.

E como podemos evitar isso?

Quando uma pessoa é diagnosticada com a esteatose hepática, o ideal é reavaliar hábitos que sejam prejudiciais na sua rotina e, claro, adotar outros saudáveis no lugar.

Ter uma alimentação equilibrada e exercícios, evitar o consumo excessivo de álcool e consultar um médico regularmente são apenas alguns dos cuidados que devem fazer parte desse autocuidado.

Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?

Entre em contato conosco clicando aqui

Dra Thalita Gomes
Autor

Dra Thalita Gomes

Categoria

Gordura no Fígado

Compartilhe
Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat