Ainda que a diarreia seja caracterizada como um “tabu” entre as pessoas, promover discussões a respeito deste sintoma é fundamental para investigar os possíveis problemas que ele esteja indicando!
A diarreia é uma condição responsável por provocar a evacuação de fezes em formas líquidas e/ou pastosas com uma constância que pode variar de três a mais vezes ao dia. Este problema pode ser classificado de diferentes formas, sendo eles:
• Diarreia Aguda — Tem duração entre 2 a 4 semanas. Geralmente, é ocasionada por conta de uma intoxicação alimentar, que pode ocorrer através do consumo de alimentos contaminados por vírus ou bactérias. Também pode estar relacionada à uma refeição rica em fibras (chás, café, leite e derivados, chocolate, medicações, entre outros).
• Diarreia Crônica — Caracteriza-se por um período longo das evacuações (mais de 4 semanas). Está relacionada a diversas complicações, desde o desenvolvimento das DIIs (Doenças Inflamatórias Intestinais), alterações de imunidade (HIV, por exemplo), cânceres intestinais, alergias alimentares, entre outros.
O diagnóstico de ambos tipos pode ser realizado através de uma consulta com um médico especialista, que auxiliará o paciente na investigação das causas e irá lhe oferecer um tratamento adequado.
Texto escrito por Dra Thalita Gomes - Gastroenterologia, Cirurgia e especialista em Endoscopia.
Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?