SIBO: quando o crescimento bacteriano intestinal se torna um problema.
Caracterizada pela concentração indevida de bactérias no intestino delgado, a SIBO (small intestinal bacterial overgrowth) é uma...
Leia maisVocê sabia que o álcool em excesso pode ser um grande inimigo da sua microbiota intestinal?
A microbiota intestinal, composta por bactérias benéficas que residem no trato gastrointestinal, é importante para a digestão e a absorção de nutrientes, além de ter um papel fundamental na manutenção do sistema imunológico.
Porém, o álcool pode alterar sua composição, dando brechas para um desequilíbrio entre as bactérias benéficas e prejudiciais.
Esse desequilíbrio pode resultar em inflamação crônica do intestino, que por sua vez pode levar a uma série de doenças, incluindo doença inflamatória intestinal (DII), síndrome do intestino irritável (SII), e até mesmo câncer colorretal.
Sem contar que o álcool pode aumentar a permeabilidade intestinal, deixando que as bactérias e toxinas intestinais vazem para a corrente sanguínea, afetando o corpo como um todo.
Desta forma, limitar o consumo de álcool é uma maneira importante de manter a saúde intestinal e prevenir doenças relacionadas ao intestino.
Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?