Já ouviu falar dos alimentos FODMAPs? Sabe o que isso significa? Fique tranquilo que esse é o tema da nossa conversa de hoje!
FODMAP é um termo de origem americana usado para se referir aos oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis, carboidratos de cadeia curta e difícil digestão para algumas pessoas.
Esses alimentos normalmente estão associados a episódios de desconforto abdominal, gases e inchaço, já que não são absorvidos adequadamente pelo organismo e, ao serem fermentados pelas bactérias intestinais, acabam originando dióxido de carbono, gás metano e hidrogênio.
Embora muitos acreditem que a exclusão total dessas substâncias seja a melhor saída para evitar os incômodos, essa não é realmente a melhor opção, já que elas também são importantes para a saúde da microbiota intestinal.
Mas, o que é a dieta FODMAP então?
Baseia-se na redução severa, ou mesmo restrição, do consumo dos FODMAPs por um período limitado (cerca de 3 a 8 semanas). Depois desse intervalo, esses alimentos são reintroduzidos na dieta gradativamente, observando sempre o surgimento de possíveis sintomas.
Uma boa alternativa para não limitar totalmente o consumo, é apostar nos alimentos com baixo teor desses carboidratos, como: tomate, cenoura, leites vegetais, carne, frango, peixe, azeite de oliva e ovos.
Na dúvida, converse sempre com um especialista de confiança!
Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?