Pólipos: nem todos viram câncer, mas precisam de atenção!
Os "pólipos" são pequenas elevações, parecidas com verrugas, que podem surgir em alguns órgãos. No intestino, eles tendem a aparecer com...
Leia maisDiferente do que muita gente deve imaginar, os pólipos podem ter classificações diferentes e nem todos eles vão estar, necessariamente, relacionados ao desenvolvimento de câncer ou problemas intestinais mais severos.
Ao longo deste conteúdo, vamos entender quais são os principais tipos. Confira:
Pólipo Hiperplásico
Consiste em um pólipo benigno e que dispensa de condutas específicas, ou seja, não precisamos nos preocupar que sofra uma mutação e se torne maligno.
Pólipo Adenomatoso
Tem um risco de malignização mais comum. Através da colonoscopia, o médico especialista realiza o rastreio do pólipo e também sua remoção, evitando que se torne câncer no futuro.
Pólipo Serrilhado
Consiste em pequenas lesões com risco de malignização alta, necessitando da remoção o quanto antes. Nestes casos, a frequência da colonoscopia precisa ser modificada para avaliar o surgimento de outros pólipos.
Adenocarcinoma
Este tipo de lesão já é considerada "câncer" e precisa de um cuidado especial. Em alguns casos até pode ser removido pela colonoscopia, mas antes precisamos confirmar se as células malignas afetaram camadas mais profundas do cólon.
Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Boa Vista, Roraima?